Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região    |    30 anos    |    1986 - 2019     |
                 

Notícias

COMPARTILHE:


PLR:pagamento acontece em setembro
| Bragança Paulista - 09/08/2019

Está chegando o mês do dissídio dos bancários - Setembro. Hora de fazer planos com uma conquista das lutas da categoria e Sindicatos: a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).



A categoria bancária foi a primeira a conquistar a PLR em Convenção Coletiva de Trabalho, em 1995 e com o acordo bianual, o benefício está garantido até 2020.

Confira os prazos máximos para o pagamento da PLR de 2019:

* Bradesco, Itaú e Santander antecipam a primeira parcela até 20 de setembro e a segunda, até 3 de março de 2020;
* Na CEF, o primeiro pagamento acontece até 30 de setembro e o segundo, até 31 de março de 2020;
* No Banco do Brasil, a PLR sai até 10 dias uteis após a distribuição de lucros e dividendos aos acionistas. Em geral, os pagamentos acontecem em setembro e março;
* No BMB houve a inclusão do gatilho que contempla o pagamento do programa próprio de PLR a partir do cumprimento de 80% da meta.

Para saber o valor exato da PLR, é necessário que os bancos divulguem o lucro, pois o benefício é calculado de acordo com o resultado.

A parte fixa, prevista no acordo, será reajustada pelo INPC acumulado entre setembro de 2018 e agosto de 2019, acrescido de 1% de aumento real. Mesmo índice de reajuste dos salários e outras verbas, como vales, auxílios e gratificações.

A PLR é um dos muitos exemplos da luta do movimento sindical por melhorias para a categoria. Diante da atual conjuntura de perda de direitos, é fundamental que os trabalhadores caminhem lado a lado com os sindicatos. Importante ressaltar que, graças ao acordo fechado em 2018, até agora, a categoria bancária é a única com aumento real de salário garantido para este ano.