Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região    |    35 anos    |    1986 - 2023     |
                 

Notícias

COMPARTILHE:


Eleições Cabesp: vitória da Chapa Unidade
| Bragança Paulista - 02/12/2022






A Chapa Unidade pela Cabesp, apoiada pelo movimento sindical e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), elegeu todos os seus candidatos nas eleições para diretorias Administrativa e Financeira e para o Conselho Fiscal, da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp). A apuração aconteceu na manhã dessa quarta-feira (30).

Foram eleitos quatro nomes para representar os associados no próximo triênio 2023/2026: os titulares Wagner Cabanal para a Diretoria Administrativa e Jorge Lawand para Diretoria Financeira e, para o Conselho Fiscal, Julio Higashino e Mario Raia. As posses para os cargos de diretoria estão marcadas para 2 de janeiro de 2023. Para o Conselho Fiscal as posses acontecerão somente em 2 de maio.

Em nota após o resultado, a Chapa Unidade pela Cabesp agradeceu “o empenho de todos na campanha, cada voto recebido para seus candidatos” e reafirmou “o compromisso de estar de olhos e ouvidos atentos em defesa dos interesses dos banespianos”.
Unidade necessária

“A unidade é o que melhor podemos ter para defender os trabalhadores. Neste sentido, nós agradecemos muito cada um dos votos”, declarou ainda Rita Berlofa, funcionária do Santander e secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT.

Rita também pontuou a importância da vitória no momento atual, em que o Santander avança nos ataques contra os direitos dos funcionários, implementando a terceirização em várias áreas da empresa. “Esse tratamento, de ataque aos direitos não seria diferente com os trabalhadores oriundos do Banespa. Por isso é importante que, neste momento, haja unidade de todas as frentes que lutam pelo interesse dos funcionários, da ativa ou aposentados, em que pese as divergências que existem entre os grupos”, ponderou.
Números da votação

O processo contou com a votação de 7.828 dos 18.441 associados com direito a voto (abstenção de 57%), número semelhante ao último pleito, ocorrido em 2021 apenas para o cargo de diretor administrativo. Veja os números por candidato logo abaixo:

Diretoria Administrativa

Wagner Cabanal Mendes – 7.068
Wilson Alves Costa – 695
Branco – 35
Nulo – 30

Diretoria Financeira

Jorge Angelo Lawand – 6.620
Celso Dias – 897
Rafael Racioppi Vieira – 232
Branco – 55
Nulo – 24

Conselho Fiscal

Julio Higashino – 3.612
Mario Luiz Raia – 1.721
Mariangela Lomanto – 1.432
Dorival Jesuíno Faustino – 420
José Roberto Crusca – 248
José Cristiano Massoni Meibach – 221
Luis Otávio Garcia – 125
Branco – 27
Nulo – 22

*Com informações da Afubesp